segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Casa modernista do arquiteto Gregori Warchavchik, Vila Mariana



Em 1927, em função de seu casamento, começa a construir para si, na rua Santa Cruz, bairro de Vila Mariana, em São Paulo, aquela que seria considerada a primeira casa modernista do país, concluída em 1928. O projeto, a construção, a decoração, os interiores, os móveis e as peças de iluminação, são de autoria do arquiteto. Mina Klabin Warchavchik, além de prover financeiramente a obra, também colaborou com o projeto paisagístico para o jardim - eventualmente também considerado o primeiro projeto paisagístico moderno do país, embora tal afirmação também encontre divergências.

Muitos foram os obstáculos para tal empreendimento, desde a aprovação da fachada pela prefeitura até a disponibilidade do material desejado e o emprego da mão-de-obra. Para conseguir a aprovação dos “censores de fachadas” da Prefeitura de São Paulo, Warchavchik teve de apresentar um projeto ligeiramente camuflado com ornatos. Mas, ao começar a construção, alegou falta de recursos para tais acabamentos e assim a casa ficou conforme seu ideal - livre de rebuscamento, estuques e cornijas.

A beleza da fachada terá que resultar da racionalidade do plano da disposição interior, como a forma da máquina é determinada pelo mecanismo que é a sua alma. Manifesto número um da “Moderna Arquitetura Brasileira”.

Com esse projeto, surge uma das polêmicas mais importantes do movimento moderno, provocado pelo arquiteto Dácio de Morais, que o criticava em artigos do Correio Paulistano. Também no Correio, em 1928, Warchavchik responde às críticas com o artigo “Arquitetura Nova”, no qual encontra-se o seguinte trecho:

Marquise da casa modernista, incluída na reforma de 1934.Não querendo copiar o que na Europa está se fazendo, inspirado pelo encanto das paisagens brasileiras, tentei criar um caráter de arquitetura que se adaptasse a esta região, ao clima e também às antigas tradições desta terra. Ao lado de linhas retas, nítidas, verticais e horizontais, que constituem, em forma de cubos e planos, o principal elemento da arquitetura moderna, fiz uso das tão decorativas e características telhas coloniais e creio que consegui idear uma casa muito brasileira, pela sua perfeita adaptação ao ambiente. O jardim, de caráter tropical, em redor da casa, contém toda a riqueza das plantas típicas brasileiras

Fonte: Wikipedia

Quem foi:



Arquiteto de origem russa que se radicou no Brasil a partir de 1923, conhecido como o introdutor da arquitetura moderna no Brasil. Nascido em 1896 em Odessa, onde iniciou seus estudos em arquitetura. Em 1918 obteve o grau de arquiteto no Instituto Superior de Belas Artes de Roma. Trabalhou durante dois anos com o importante arquiteto italiano Marcello Piacentini, com quem realizou diversas obras na Itália. Em 1927, realizou o projeto da residência da Rua Santa Cruz, Vila Mariana em São Paulo, considerada a primeira casa modernista no Brasil, que surge como uma revolução no panorama arquitetônico paulistano. Escreve diversos manifesto polêmicos na imprensa da época, sempre defendendo o movimento moderno em detrimento do provincianismo da arquitetura que aqui se realizava. Nos anos 30, associa-se ao arquiteto carioca Lucio Costa quando projetam diversos conjuntos habitacionais no Rio de Janeiro. Deixou uma grande obra construída, sendo hoje das mais importantes referências para o estudo da arquitetura moderna no Brasil.



Rua Santa Cruz, 325, Vila Mariana, São Paulo, SP
Fone: (11) 5083.3232
Aberta de terça a domingo, das 9 às 17h
Visita orientada. Entrada franca.

Fotos da Casa Modernista, por Plínio Dondon





Google Street View (vista da região) Exibir mapa ampliado


Visualizar Casas históricas paulistanas em um mapa maior

Um comentário:

  1. Hélio, tenho algumas fotos da Casa Modernista que fiz no ano passado. Se quiser incluir aqui sinta-se a vontade.

    http://www.flickr.com/photos/pliniodon/sets/72157624553006122/

    Abraço!

    ResponderExcluir